terça-feira, 24 de abril de 2012

Pastora Deisi recebe a Ordenação


Ordenação ao Ministério Pastoral em Ibirama

O dia 22 de abril amanheceu ensolarado em Ibirama, SC. Este domingo fora aguardado com muita expectativa por parte das Comunidades da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Ibirama. Mas também tratava-se de um momento todo especial na vida pessoal de Deisi Luiza Cassel Koch. Afinal, sendo autorizada a exercer o Ministério Pastoral na igreja pela presidência da IECLB, ela celebrou, neste 3º Domingo da Páscoa de 2012, a sua Ordenação.


Seus familiares, do município de Nova Boa Vista, RS, acompanhados de várias pessoas da comunidade de origem da Pastora Deisi, viajaram por cerca de 9 horas para participarem deste culto celebrativo. Incumbido pela presidência da IECLB para presidir o ato de ordenação, o Pastor Sinodal, P. Sigolf Greuel lembrou palavras do apóstolo Paulo em sua carta aos romanos: “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Romanos 14.8).



Também os pastores Ingo Wulfhorst e Ademar Kroenke, assistentes do ato de ordenação, expressaram à Pastora Deisi os seus votos para o exercício do Ministério Pastoral. Ainda, Carlos Vichel, Neomar Matte, Cristov Kayser, Adilson Koch, pastores; Vera Nunes, diácona; e Franciane Bartz , estudante de teologia, tiveram, igualmente, a oportunidade de estimular a Pa. Deisi.


A Pastora Deisi, por sua vez, ladeada por seu pai e por sua mãe, e acompanhada por seu marido, P. Adilson Koch, externou palavras de gratidão pelo apoio de todas as pessoas e comunidades que a acompanharam e motivaram no processo de formação e preparo. Agradeceu, especialmente, à sua mãe e ao seu pai, pequenos agricultores, pelo seu empenho e dedicação. Agradeceu a Deus, pela companhia e cuidado.


Durante o culto, cuja liturgia moldada pela Pastora Deisi e pelo Pastor Cristov a partir de sugestões do manual de ordenação e instalação da IECLB, foi lembrado o texto bíblico que é lema de Confirmação da Pastora Deisi: “Porém quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra”. (Atos dos Apóstolos 1.8)


Assim, a Paróquia de Ibirama, nos seus 108 anos de existência, teve a oportunidade de, pela primeira vez, ser espaço de celebração da Ordenação ao Ministério Pastoral na IECLB. Por isso a Comunidade reunida cantou: "Senhor, se tu me chamas, eu quero te ouvir, se queres que eu te siga, respondo: eis-me aqui!"

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Mensagem para a Páscoa 2012

Estimados irmãos e estimadas irmãs da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil!

Comunidade jovem - Igreja viva! Este é o Tema da IECLB para 2012! Quero convidar vocês a
refletirem comigo acerca da segunda parte deste Tema: Igreja viva!

Inicio com a seguinte afirmação: Igreja viva é uma Igreja que tem uma história para contar! Igreja viva é uma Igreja que faz história. Igreja viva, com base na sua história, aposta no presente e no futuro, que pertence a Deus! E qual é a história que temos para contar neste Domingo de Páscoa?

O apóstolo Paulo faz uma síntese dessa história em 1Coríntios 15, versículos 3 e 4: Eu passei para
vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado.

Páscoa remete-nos a Jesus Cristo, que nasceu há 2012 anos. Jesus nasceu em um tempo
determinado. Atuou na Galileia. Conta o Evangelho que Jesus Cristo era poderoso em palavra e ação. Que nele Deus revela o seu rosto para a humanidade. Em Jesus Cristo, Deus se revela como o Deus sensível à dor e aos sofrimentos do ser humano. Nenhum sofrimento lhe passa despercebido! Em Jesus, Deus nos mostra, de forma radical, que ele não é indiferente, sem sentimento, mas que sofre, chora, ama, se entregou, que busca porque quer sarar, curar, perdoar, salvar.

A Páscoa tem a ver com a inconformidade de Deus com a morte que se manifesta de inúmeras
formas, também em nossos dias, como na intolerância religiosa, na violência, na corrupção que marca a vida política, no tipo de religiosidade que não se traduz em uma prática de solidariedade, vida em comunhão, gestos de paz e perdão.

A mensagem da Páscoa nos revela um Deus que ama com dor - e ele amou de forma tão radical que foi morto. Paulo escreveu: nós anunciamos o Cristo crucificado (1 Coríntios 1.23), uma mensagem que foi e para muitos ainda hoje é loucura (1.18). Porém, é nessa aparente loucura que está o poder de Deus, perceptível pela fé. É essa aparente loucura que inverte a lógica da visão que muitas vezes temos de Deus. Através daquela morte, morte cruel, os poderes do mal foram derrotados, mesmo que ainda se manifestem. Nós anunciamos o Cristo crucificado, mas que ressuscitou e vive!

É esta história que deu origem à Igreja. Nós somos cristãos e cristãs por causa de Jesus Cristo, por causa da Páscoa. É por causa desta história que, hoje, estamos aqui e anunciamos o Cristo crucificado que ressuscitou. É por causa dela que comemoramos e cantamos aleluia! Jesus Cristo está vivo! Esta história continua através de mim e através de você, através do nosso testemunho em comunidade, Comunidade jovem - Igreja viva!

Com seu jeito poético, com profunda fé e paixão radical pela vida, o Pastor Milton Schwantes, falecido há poucas semanas, escreveu o seguinte acerca da Páscoa:

Este é o mistério da Páscoa: vale a pena ir em frente. Estamos aí para crer na esperança. Há futuro. Nas Igrejas, somos células de esperança no novo, pela ressurreição de Jesus. Ele, que saiu vencendo a morte e os matadores, é a nossa esperança de raiz.
Igreja não é necrotério! É berçário!! Celebra o nascimento da esperança. A morte já se foi. O seu poder minguou, se acabou. Estamos eleitos para caminhar rumo aos horizontes.
Jesus nos doou olhos para ver longe. A ressurreição é como se fosse uma operação na vista. Olhos, já sem esperança nenhuma, passam - mortos, doentes, desanimados - a ver. Encantam-se com o colorido das coisas. Voltam a crer em si, a crer nas pessoas próximas, a crer no horizonte.

Abençoada e feliz Páscoa!

Pastor Nestor P. Friedrich
Pastor Presidente da IECLB

terça-feira, 3 de abril de 2012

O que fazer na Páscoa...


PÁSCOA – FESTA DA LIBERTAÇÃO

Que tal uma Páscoa diferente: celebrar a vida criando na sua casa a Árvore da Páscoa!

A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida por meio da Ressurreição do Senhor. Usa-se ovos porque o ovo nos lembra que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida nova que surge para a luz do sol, lembrando a sepultura aberta e vazia do domingo da Páscoa.

Monte a árvore da Páscoa. Pinte os ovos com as cores da Quaresma e da Páscoa: violeta, azul, lilás, roxo, amarelo, branco, dourado. Reúna sua família, seus amigos e suas amigas. Brinque com as crianças. Celebre a Páscoa com alegria, manifestando a plenitude da vida que existe já agora. Pois em Jesus Cristo Ressuscitado, Deus se manifesta em Amor que Liberta pra Vida!