Constituída oficialmente com a fundação da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ibirama ocorrida em 22 de maio de 1904, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Ibirama marca, neste ano, 107 anos de Testemunho e Ação em meio ao contexto social, cultural e político no qual está inserida. O “Tempo Presente” nos questiona: “como calar a voz, se a hora é de denunciar? Como ficar a sós, se a hora é de se encontrar?”. Estas questões nos alcançam quem sabe de modo semelhante ao que aconteceu com Jesus em sua constatação: o povo está como ‘ovelhas sem pastor’ (Marcos 6.34). Diante disto, procuramos por possibilidades de resposta. E a resposta pode ser encontrada dentro de nossas mochilas e sacolas: “quantos pães vocês tem?”.
Após um período em que a Paróquia acolheu dois bacharéis em Teologia para aqui realizarem o seu Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM), olhamos para dentro de nossas sacolas. E percebeu-se que era momento oportuno para, na tarefa de monitoramento, avaliar e planejar a proposta de ação da Paróquia de Ibirama.
Existem na PEI as seguintes ações, além dos ofícios:
® Culto Infantil nas 4 comunidades, com 2 encontros Paroquiais de crianças ao ano e reuniões periódicas com as orientadoras/es
® Ensino Confirmatório com encontros semanais e atividades agregadas como acampadentro e retiro
® Juventude Evangélica, com grupos em 2 comunidades que se reúnem a cada 2 semanas, com programas alternativos
® Leitura da Bíblia, com 8 grupos distribuídos nas comunidades
® Bíblia e Vida, oportunizando estudo aprofundado da Bíblia
® Mulheres, com 5 grupos constituídos, sendo que um se reúne à noite
® Corais, com 3 corais organizados, sendo um de crianças
® Canto e Liturgia, com um grupo paroquial
® Terceira Idade, com um grupo ligado à comunidade e apoio pastoral a vários outros grupos no município
® Pessoas com Deficiência, a partir do trabalho diaconal do Grupo Repartir
® Apoio a Pessoas Enlutadas, como espaço da “Igreja do Cuidado”
® Curso de Profissão de Fé, por meio do qual acolhemos exatamente 30 pessoas como novos membros nos últimos 12 meses
Como consequencia deste processo participativo de Planejamento Estratégico ainda em fase de construção, e no embalo da experiência com os trabalhos de PPHM, o Conselho Paroquial aprovou a criação de mais um Campo de Atividade Ministerial (CAM). Assim, o “Tempo Presente” nos anima a cantar: ‘Vamos, chegou a hora, vem sem demora juntar-se a nós também. (...) Somos tempo presente que chora, sente e clama por amor.’!