segunda-feira, 12 de abril de 2010

PLANEJANDO NOSSA MISSÃO

A partir do desafio do PAMI - Plano de Ação Missionária da IECLB, lideranças das Comunidades da Paróquia estiveram reunidos no Centro Evangélico em Ibirama e iniciaram no último domingo, 11/04, a construção do planejamento estratégico para a missão em testemunho e ação aqui em Ibirama. Este primeiro passo reuniu 47 pessoas que trocaram idéias a partir do momento atual da vida comunitária.

No início do encontro, de forma celebrativa cantamos e lemos coletivamente um texto para a reflexão do dia. Lembramos situações que se apresentaram ao Povo de Deus no tempo de Moisés, recordamos orientações em Eclesiastes e ouvimos algumas parábolas de Jesus chamando para a necessidade de planejar as ações de Testemunho e Ação para a dignidade da vida. Assim "aquecidos", começamos a olhar para o nosso dia-a-dia.

Num processo de "ver" o que acontece no momento, foi elaborado um primeiro diagnóstico. A partir do relato dos trabalhos em grupos, temos um amplo registro de alegrias e preocupações. Umas das alegrias destacadas é o grande número de atividades comunitárias envolvendo pessoas de todas as faixas etárias. Ao mesmo tempo, uma preocupação diz respeito à renovação do quadro de lideranças e ao envolvimento de um maior número de pessoas vida da igreja. Este material construído nessa primeira etapa servirá como base para o passo seguinte, que é justamente o de definir algumas ações bem específicas englobando os eixos da formação, celebração, sustentabilidade e comunicação.

Para o próximo encontro, cada participante desta primeira etapa recebeu um desafio: convidar e trazer mais uma pessoa para entrar nessa roda com a gente! Finalizamos o encontro deste domingo com a confecção de uma corrente que está aberta justamente para receber mais gente. E "saindo para voltar", rogamos pela bênção e companhia de Deus na caminhada.

sábado, 10 de abril de 2010

Reforma da Igreja Martin Luther

Depois de um bom tempo de planejamento, a próxima segunda-feira, dia 12/04, ficará marcada pelo início da reforma da igreja "Martin Luther" da Comunidade em Ibirama. Construída nas primeiras décadas do século passado, a igreja foi inaugurada no dia 12 de maio de 1929.

O processo de reforma está sendo coordenado por uma equipe de trabalho eleita em Assembléia da Comunidade. Esta equipe tem a liderança de Alfonso Rechenberg, sendo composta também por Carlos Alfredo Machota e Emílio Siegle. Ao mesmo tempo, a presidente da Comunidade, Teresinha Keil, e o Pastor Cristov acompanham este trabalho.

Considerado um dos mais importantes cartões postais de Ibirama, a arquitetura da igreja será totalmente preservada em sua originalidade. Algumas coisas serão agregadas, como uma nova iluminação interna e um sistema de som, além de outras possibilidades que estão sendo estudadas.

Os recursos para a realização desta reforma são da própria Comunidade, arrecadados através de promoções, festas, ação entre amigos. Muitas pessoas e famílias da Comunidade já fizeram doações para a execução da manutenção da "casa" que nos abriga em nossos cultos e celebrações. Assim, doações sempre são bem vindas. Neste sentido, se alguém quiser colaborar, ofertando com alegria, pode ser feito contato diretamente com a Presidente da Comunidade ou com o Pastor.

Durante o tempo da reforma, cuja previsão é de aproximadamente 60 dias, os cultos e celebrações comunitárias acontecerão no Centro Evangélico, à rua Duque de Caxias, 137.

Encontro Paroquial de Crianças

No sábado, 27 de março, véspera do Domingo de Ramos, as crianças envolvidas nos projetos do Culto Infantil nas Comunidades da Paróquia se reuniram nas dependências da Comunidade em Ribeirão das Pedras. Foi um dia muito gostoso, que contou com a total dedicação das orientadoras Antje, Ângela, Maristela, Mariele, Clarisse, Christa e Harold, juntamente com o envolvimento do Adilson, em PPHM aqui na Paróquia.

No decorrer do segundo semestre, outro encontro acontecerá! E fica o convite e o desafio: traga filhos, netos, afilhados, sobrinhos... para os encontros de Culto Infantil. Em cada uma das Comunidades da Paróquia existe este trabalho que acontece sempre no sábado de tarde.