quarta-feira, 29 de outubro de 2008

31 de outubro - DIA DA REFORMA LUTERANA

Para as igrejas evangélicas de Confissão Luterana, o dia 31 de outubro é especial. Celebra-se o processo de "redescoberta do Evangelho" inaugurado por Martin Luther em 1517. Esta iniciativa de Martin Luther jamais teve como intuito a criação de sua própria igreja denominacional. Muito pelo contrário, havia unicamente a preocupação com os rumos da igreja de seu tempo. É por isso que entre as igrejas luteranas há uma afirmação onde se diz: somos igreja sempre em reforma!

Um dos símbolos da Igreja Luterana é a "Rosa de Lutero". Por meio dessa marca, Lutero quer externar um resumo de seu pensamento teológico. Em palavras contemporâneas, podemos dizer assim:

Na cruz preta é expressa a certeza que Deus vem e acampa ao nosso lado em Jesus Cristo, ouvindo, assim, o clamor de seu povo, promovendo vida. Vida que é ilustrada pelo coração vermelho que demonstra, também, o serviço cristão em favor das pessoas pobres, aflitas e necessitadas. E esta solidariedade tem seu sustento na espiritualidade que, por sua vez, traz alegria, consolo e paz representadas pela rosa branca. Na promessa de Deus, que acontece já agora, sua a sua plenitude no futuro, encontramos acolhida: o campo azul celeste permite que caminhemos com os pés firmes neste chão, clamando: 'venha a nós o teu reino'! O círculo dourado nos faz ver a preciosidade que é a vida justa e abundante que temos em Jesus Cristo. E isto permanece eternamente! (texto encontrado em "Semente de Esperança 2000".)

Aqui em Ibirama, haverá um culto especial no dia 31 de outubro. Será às 20h na igreja "Martin Luther". Venha, você e sua família! Venha, você e seus amigos! Venha, pois aqui você tem lugar!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Encontro da Melhor Idade




Na tarde de 14 de outubro, o Grupo da Melhor Idade "Martin Luther" de Ibirama recebeu a visita do Grupo "Hosana", da Paróquia Velha Central, de Blumenau, acompanhado de seu Pastor Dieter Thiel e esposa.
Para muitos foi um dia de encontros e para outros, de reencontros.
Dirigidos pelo estagiário no PPHM em Ibirama, Rodrigo Gustavo de Lima, passaram a tarde em comunhão com cantos, meditações e brincadeiras, e encerraram com café.


sexta-feira, 10 de outubro de 2008



31 de outubro de 2008

491 anos da Reforma Luterana

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Outubro de 2008


Cultos na Comunidade do Centro
Dia 04, às 19h com Santa Ceia
Dia 12, às 10h com celebração do Batismo
Dia 19, às 9h com celebração de Confirmação
Dia 25, às 19h com celebração de Confirmação
Dia 31, às 20h Culto do "Dia da Reforma Luterana" com celebração da Santa Ceia


Culto na Comunidade Evangélica de Rio Sellin

Dia 05, às 8:30h com celebração da Santa Ceia






Culto na Comunidade Evangélica de Ribeirão Taquaras

Dia 05, às 10h com celebração da Santa Ceia






Culto na Comunidade Evangélica de Ribeirão das Pedras
Dia 26, às 9:30h com celebração de Confirmação




terça-feira, 30 de setembro de 2008

Retiro de Confirmandos 2008


Aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, no "Lar Rodeio 12" da IECLB, o retiro dos confirmandos 2008. Este retiro é a etapa final do ensino confirmatório, que dura dois anos e encerra com as confirmações, que acontecem em Ibirama nos dias 19 e 25 de outubro, Ribeirão das Pedras em 26 de outubro, Ribeirão Taquaras em 08 de novembro e Rio Sellin em 09 de novembro.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

94 ANOS DA OASE DE IBIRAMA











Na bela tarde do dia 28 de agosto, uma "festa de aniversário" movimentou o Centro Evangélico de Ibirama. No salão lotado, as mulheres festejaram os 94 anos de existência ininterrupta do Grupo de OASE da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ibirama.
Foram convidadas especialmente para a ocasião os grupos de OASE da Paróquia de Presidente Getúlio.
Além da celebração de Fé e Vida, houve espaço para descontração por meio das canções e das encenações apresentadas pelas artistas do grupo de Ibirama.


ENCONTRO PAROQUIAL DA OASE


No dia 27 de agosto, aconteceu na Comunidade Evangélica em Rafael Alto, Ibirama, o Encontro Inter-Paroquial da OASE. Contando com a participação de aproximadamente 130 mulheres, os grupos da Paróquia de Ibirama e da Paróquia da Paz (Dalbérgia) confraternizaram num dia de bonita comunhão.
Além de uma palestra proferida pelo terapeuta Ademar Schonfelder sobre "Saúde Alternativa e Alimentação Natural", as pessoas presentes foram saudadas pela Presidente da OASE do Sínodo Centro-Sul Caratinense, Sra. Nina Janssen, pelo pastor orientador da OASE Sinodal, P. Bruno Janssen, e pelo P. Adelmo Struecker, Vice-Pastor Sinodal.
O encontro também foi marcado pela eleição da primeira equipe de Coordenação Paroquial da OASE da Paróquia da Paz. Esta equipe ficou assim constituída: Ivone Reiner, de Dalbérgia, como Coordenadora e Helga Frech, de Rafael Baixo, como Vice-Coordenadora.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008


















CULTO DO "REPARTIR"


O quarto domingo do mês de agosto é importante na vida da Comunidade e da Paróquia de Ibirama. Assim aconteceu novamente no dia 24 de agosto de 2008 na igreja "Martin Luther". Na Semana Nacional das Pessoas com Deficiência, o culto do Grupo Repartir é encontro de inclusão. Inclusão que é entrelaçamento de pessoas na construção da dignidade da vida. Lutar e resgatar a cidadania de pessoas com deficiência é o objetivo do Grupo Repartir nos seus 12 anos de existência.

No culto, organizado por uma equipe de pessoas voluntárias a partir da proposta do Departamento de Diaconia da IECLB, houve oportunidade de diferentes dons se manifestarem.

Um grupo de pessoas com deficiência apresentou uma encenação bíblica.

Michel, cego, estudante de Direito, leu o Evangelho do Domingo e tocou uma música ao violão.

A comunhão iniciada dentro da igreja continuou no pátio, debaixo da "árvore grande"! E nesta comunhão experimentada na celebração, a vocação diaconal do Grupo Repartir é renovada pra constante luta pela inclusão!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008








ENCONTRO PAROQUIAL DE CRIANÇAS

No dia 19 de julho, Crianças das turmas de Culto Infantil reuniram-se no Encontro Paroquial de Crianças. Foi um dia muito gostoso, onde vivenciamos o tema da nossa Igreja para este ano de 2008. Trabalhamos a partir da motivação do texto bíblico: "Velhinhos e velhinhas sentarão nas praças de Jerusalém e as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando" (Zacarias 8.4-5).
A ênfase foi direcionada para a Reconciliação na e da Família.
Jogos cooperativos foram exercitados no decorrer do dia, com o objetivo de incentivar a cooperação e a comunhão entre as crianças e, conseqüentemente, na sociedade toda.
Além disso, fizeram parte do encontro o tradicional cachorro-quente e o bolo com cobertura de chocolate!!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

SEMENTE DE ESPERANÇA 2009

Em breve, na Secretaria da Comunidade!!!

Depois da morte...

... muita gente se preocupa com quem faleceu. Na fé cristã, esta preocupação não tem lugar. Jesus diz assim: “Ora, Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem. (Lucas 20.38). Assim, estamos sempre – e eternamente – na presença de Deus.

Em decorrência disso, podemos dizer que a pessoa que faleceu está se comunicando o tempo todo com a gente na lembrança e na saudade de quem está chorando e sentindo a sua morte. Penso que é assim que os mortos falam, não por intermédio de alguém, mas pela história de vida junto com as pessoas. Esta memória é o que liberta pra vida.

Por exemplo, quando Jesus institui o Sacramento da Santa Ceia ele pede “façam isso em memória de mim”. Lembrar da história da vida, torná-la presente e atual, é o memorial que podemos erguer. Desta forma, há uma constante comunicação não no sentido de saber o que acontece no além, mas no intuito de sentir o que se vivenciou como elemento imprescindível pra vida.

Quando a vida não foi vivida plenamente, as pessoas que ficam querem remediar e procuram contato com o mundo dos mortos no objetivo de ainda fazer algo para consertar a situação do passado que nos angustia.

Quando confessamos a fé cristã, oramos o Credo Apostólico. Entre outras bases da fé, anunciamos que Jesus venceu o mundo dos mortos e nos traz pra Vida. Quer dizer, o mundo dos mortos não nos interessa. O que conta é a vida que temos em Deus por meio de Jesus Cristo – Senhor sobre vivos e mortos. Por isso, "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã" é uma expressão de fé cristã.

E o amor não se extingue na morte. Mantém-se e é mantido em nossa memória e nos memoriais que acabamos construindo consciente e inconscientemente. É assim que falamos com quem faleceu. E o fazemos na perspectiva libertadora de Jesus Cristo Ressuscitado.

Pensando agora na pessoa que faleceu, vamos lembrando dela, mantemos viva a sua memória, construímos o memorial. E ao lembrar dela, ela fala agora com a gente a partir do que já vivemos com ela. E essa experiência de vida nos impulsiona para passos firmes na caminhada da vida.

A chama da vida se revigora quando continuamos a construção da vida em seqüência a tudo que já foi vivido. E o fazemos na certeza da Ressurreição!

Cristov Kayser

Pastor

(em memória de Josie, sobrinha, assassinada em 25/06/08)